PROGRAMAS E PROJETOS

PROGRAMAS E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL APRENDIZ SEM FRONTEIRAS.

PROGRAMA "MENOR APRENDIZ";
PROGRAMA "JOVEM APRENDIZ";

PROGRAMA "MEU PRIMEIRO EMPREGO".
PROGRAMA "SEJA UM EMPREENDEDOR".
 
APRESENTAÇÃO

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e torna mais promissor o futuro da nova geração. O Instituto INASF através de parcerias com entidades públicas e privadas proporciona à comunidade brasileira os conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho de uma profissão. Propicia ao aluno, ainda, a chance de terem sua primeira experiência como trabalhadores, a partir do contrato especial de trabalho firmado com as empresas e as entidades públicas.
A educação profissionalizante prepara o indivíduo para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho. Essa formação realiza-se em Projetos de Formação e Educação Profissional, planejados, organizados e desenvolvidos sob a orientação e responsabilidade do Instituto INASF legalmente qualificado. O Instituto capacitará jovem e adultos de todas as idades e escolaridades no desenvolvimento de suas atividades, observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.
O Instituto INASF nasceu da vontade de mostrar que com qualificação adequada num país tão desigual e injusto com nosso povo, podemos transformar as adversidades em grandes realizações guiando o aluno ao seu crescimento profissional e pessoal desviando-o das virtudes banais da vida (drogas, violência, criminalidade e preconceitos). O projeto ensina cidadania, mostra que somos do tamanho dos nossos sonhos e quando acreditamos fortemente neste sonho nada impede que ele se realize.
Os Projetos de INCLUSÃO SOCIAL compreende no, Resgate da Auto – Estima com a Implantação de Cursos Básicos de Capacitação e Qualificação Profissional de acordo na necessidade de cada região a jovens e adultos (sem limites de idade) excluídos socialmente, educacionalmente e economicamente.
            Nosso maior objetivo é a inserção de adolescentes, jovens e adultos marginalizados cultural e economicamente nas regiões brasileiras no tão excludente mercado de trabalho, neste aspecto o Projeto estará contribuindo para a formação, capacitação de profissionais, ensejando, assim, a geração de negócios sustentáveis para o desenvolvimento regional a partir da transferência tecnológica do arranjo produtivo local. Objetivamos a melhoria da mão de obra à comunidade local e promover a difusão do conhecimento no âmbito da educação, propondo a execução de ações de capacitação profissional, visando estimular o desenvolvimento local através de fomento à geração de um novo perfil de profissionais, estes cursos serão estruturados em sintonia com as vocações regionais e de serviços flexíveis que busquem identificar e atender às demandas da sociedade local.
O Projeto está em conformidade com as ações prioritárias da Política Assistencial Social e Educacional do Governo Federal do Brasil. Mais especificamente destina-se a atender, jovens e adultos, desarticulados, mas com potencial de inserção no processo de desenvolvimento social, econômico e produtivo da região. Constata-se, uma crescente falta de mão de obra qualificada.
O presente projeto pretende contribuir para a solução do problema a partir de ações que promovam a organização social, formação e gestão dos empreendimentos e de empreendedores e capacitação para agregação de valores. O Projeto incentivará e disponibilizará tecnologias simples de baixo custo, que facilite o aprendizado da mão de obra local, contribuindo assim, para a inserção das comunidades carentes no processo de desenvolvimento social.
                 A nossa infraestrutura é composta por equipamentos de informática, mobiliário e instrutores capacitados de nível superior completo ou em término de cursos de graduação nas áreas específicas disponibilizados para a profissionalização de adolescentes, mediante a implantação de Cursos Básicos para o atendimento das demandas populares.
Ao final deste projeto pretendemos mostrar a importância de olhar para a CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL como algo especial na vida dos jovens. A esse período o Instituto INASF dá o nome de travessia. Travessia, além de demonstrar a passagem do tempo, demonstra a instabilidade, a persistência, o entusiasmo, as paixões e as “não-paixões” que fazem parte do cotidiano do ser humano, e em especial da vida dos jovens, numa fase em que os sentimentos se confundem com tanta intensidade. Quando o Instituto INASF desenvolve um programa de inclusão social, está ciente da sua responsabilidade. Ou seja, deve transformar significativamente a vida de um jovem. Em plena fase das descobertas, cabe ao Instituto e aos educadores entenderem as crises psicossociais que os envolvem. Cabe a ela, ainda, compreender as crises comuns de um momento de travessia: a transgressão das regras sociais, a desconstrução e construção de valores e a impossibilidade dos sonhos.
Os projetos do Instituto INASF aparecem no sentido de dar oportunidades e abrir possibilidades concretas num mundo de trabalho tão restrito e injusto, em que apenas os mais preparados encontram espaço para desenvolvimento.
Partindo desta concepção impõe-se resgatar o principio educativo que incorpore todas as formas que se posicionam no interior das relações sociais, inclusive do trabalho, com o objetivo de formar o cidadão como ser político e produtivo. Implica, portanto o alargamento do conceito de trabalho e a compreensão de que “trabalho e educação exprimem elementos diferenciados, mas recorrentes de produção, de acumulação do conhecimento teórico-prático, necessários ao indivíduo no seu relacionamento com a natureza, conforme seus interesses e necessidades, indispensáveis à formação de sua cidadania plena”.
O ajuste macroeconômico a que o Brasil vem se submetendo nas últimas décadas, tem feito com que as criações de empregos nos setores tradicionais da economia sejam sempre menores que o número de pessoas que anualmente ingressam no mercado de trabalho.
É importante destacar, ainda, que os trabalhadores inseridos no mercado formal de trabalho no Brasil é uma pequena parcela. A maior parte da população está atuando na informalidade, principalmente nas atividades de comércio ambulante e serviços gerais, não sendo considerados nas estatísticas nem usufruindo os benefícios sociais do emprego formal, sendo assim a limitação do mercado de trabalho, a questão da educação e qualidade da mão-de-obra é um fator de exclusão.
Em face desta constatação os Projetos do Instituto INASF construiu e equipou a infra-estrutura necessária a implantação de Cursos Básicos com o objetivo de expandir a capacitação profissional para jovens e adultos com tecnologia simples e de grande impacto social - implantação de salas de aulas voltadas para a formação profissional desse público beneficiário  inseridos nos diversos centros urbanos que polarizam as atividades socioeconômicas das regiões brasileiras.


DESCRIÇÃO DO PROJETO

Como ideal de uma educação pública e democrática, a proposta do PRIIS – PROJETO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL EDUCAR PARA CRESCER, presente na legislação educacional brasileira, compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como ser de direitos. Partindo deste entendimento, O INSTITUTO NACIONAL DE REFERENCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE APRENDIZ SEM FRONTEIRAS - INASF incorporou em seus desafios a promoção da Educação Profissional, e, com ela, a perspectiva de ampliar tempos, espaços, atores envolvidos no processo e oportunidades educativos em benefício da melhoria da qualidade da educação dos milhares de jovens e adultos brasileiros. Desse ideal constitui-se o PRIIS como estratégia da Instituição para a promoção da educação Profissional no Brasil contemporâneo. A educação que este projeto quer evidenciar é uma educação que busque superar o processo da relação entre educação básica e profissional no Brasil. A educação básica e profissional tem como principal objetivo o desenvolvimento de cursos direcionados ao mercado de trabalho, tanto para os estudantes quanto para aqueles que buscam qualificação e atualização profissional. A nova orientação legislativa educacional estabelece a possibilidade de acesso à educação profissional de uma forma mais ampla, conforme o seu artigo 39 e parágrafo único:
A educação profissional, integra às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. O aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à educação profissional.

O PRIIS – PROJETO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL EDUCAR PARA CRESCER foi instituído pelo Instituto Aprendiz Sem Fronteiras como uma estratégia do para ampliar as oportunidades de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Trata-se da construção de uma ação Inter setorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Neste projeto homens e mulheres entre 15 e 35 anos de idade poderão aprender uma profissão e trabalhar nas mais diversas áreas do conhecimento observando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.
O PRIIS – PROJETO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL EDUCAR PARA CRESCER é operacionalizado pelo INSTITUTO NACIONAL DE REFERENCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE APRENDIZ SEM FRONTEIRAS - INASF em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e Estaduais (responsáveis pela liberação do espaço físico das Escolas Municipais e Estaduais), entidades Governamentais e entidades Privadas (responsáveis pelo apoio financeiro ao Projeto) de todo o Estado do Piauí . A escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-la como única instância educativa. Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã. 


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