PROGRAMAS E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL APRENDIZ SEM FRONTEIRAS. PROGRAMA "MENOR APRENDIZ"; PROGRAMA "JOVEM APRENDIZ"; PROGRAMA "MEU PRIMEIRO EMPREGO". PROGRAMA "SEJA UM EMPREENDEDOR". |
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APRESENTAÇÃO
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS amplia as possibilidades
de inserção no mercado de trabalho e torna mais promissor o futuro da nova
geração. O Instituto INASF através de parcerias com entidades públicas
e privadas proporciona à comunidade brasileira os conhecimentos teóricos e
práticos necessários ao desempenho de uma profissão. Propicia ao aluno, ainda,
a chance de terem sua primeira experiência como trabalhadores, a partir do
contrato especial de trabalho firmado com as empresas e as entidades públicas.
A educação
profissionalizante prepara o indivíduo para desempenhar atividades profissionais
e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo
do trabalho. Essa formação realiza-se em Projetos de Formação e Educação
Profissional, planejados, organizados e desenvolvidos sob a orientação e
responsabilidade do Instituto INASF legalmente
qualificado. O Instituto capacitará jovem e adultos de todas as idades e
escolaridades no desenvolvimento de suas atividades, observará os princípios da
legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da
eficiência e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.
O Instituto INASF
nasceu da vontade de mostrar que com qualificação adequada num país tão
desigual e injusto com nosso povo, podemos transformar as adversidades em
grandes realizações guiando o aluno ao seu crescimento profissional e pessoal
desviando-o das virtudes banais da vida (drogas, violência, criminalidade e
preconceitos). O projeto ensina cidadania, mostra que somos do tamanho dos
nossos sonhos e quando acreditamos fortemente neste sonho nada impede que ele
se realize.
Os Projetos de INCLUSÃO
SOCIAL compreende no, Resgate da Auto – Estima com a Implantação de
Cursos Básicos de Capacitação e Qualificação Profissional de acordo na
necessidade de cada região a jovens e adultos (sem limites de idade) excluídos
socialmente, educacionalmente e economicamente.
Nosso maior objetivo é a inserção de
adolescentes, jovens e adultos marginalizados cultural e economicamente nas
regiões brasileiras no tão excludente mercado de trabalho, neste aspecto o
Projeto estará contribuindo para a formação, capacitação de profissionais,
ensejando, assim, a geração de negócios sustentáveis para o desenvolvimento
regional a partir da transferência tecnológica do arranjo produtivo local. Objetivamos
a melhoria da mão de obra à comunidade local e promover a difusão do
conhecimento no âmbito da educação, propondo a execução de ações de capacitação
profissional, visando estimular o desenvolvimento local através de fomento à
geração de um novo perfil de profissionais, estes cursos serão estruturados em
sintonia com as vocações regionais e de serviços flexíveis que busquem
identificar e atender às demandas da sociedade local.
O Projeto está em
conformidade com as ações prioritárias da Política Assistencial Social e
Educacional do Governo Federal do Brasil. Mais especificamente destina-se a
atender, jovens e adultos, desarticulados, mas com potencial de inserção no
processo de desenvolvimento social, econômico e produtivo da região.
Constata-se, uma crescente falta de mão de obra qualificada.
O presente projeto
pretende contribuir para a solução do problema a partir de ações que promovam a
organização social, formação e gestão dos empreendimentos e de empreendedores e
capacitação para agregação de valores. O Projeto incentivará e disponibilizará
tecnologias simples de baixo custo, que facilite o aprendizado da mão de obra
local, contribuindo assim, para a inserção das comunidades carentes no processo
de desenvolvimento social.
A nossa infraestrutura é
composta por equipamentos de informática, mobiliário e instrutores capacitados
de nível superior completo ou em término de cursos de graduação nas áreas específicas
disponibilizados para a profissionalização de adolescentes, mediante a
implantação de Cursos Básicos para o atendimento das demandas populares.
Ao final deste
projeto pretendemos mostrar a importância de olhar para a CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL como algo especial na vida dos
jovens. A esse período o Instituto INASF dá o nome de
travessia. Travessia, além de demonstrar a passagem do tempo, demonstra a
instabilidade, a persistência, o entusiasmo, as paixões e as “não-paixões” que
fazem parte do cotidiano do ser humano, e em especial da vida dos jovens, numa
fase em que os sentimentos se confundem com tanta intensidade. Quando o
Instituto INASF desenvolve um programa de inclusão social, está
ciente da sua responsabilidade. Ou seja, deve transformar significativamente a
vida de um jovem. Em plena fase das descobertas, cabe ao Instituto e aos
educadores entenderem as crises psicossociais que os envolvem. Cabe a ela,
ainda, compreender as crises comuns de um momento de travessia: a transgressão
das regras sociais, a desconstrução e construção de valores e a impossibilidade
dos sonhos.
Os projetos do
Instituto INASF aparecem no sentido
de dar oportunidades e abrir possibilidades concretas num mundo de trabalho tão
restrito e injusto, em que apenas os mais preparados encontram espaço para desenvolvimento.
Partindo desta
concepção impõe-se resgatar o principio educativo que incorpore todas as formas
que se posicionam no interior das relações sociais, inclusive do trabalho, com
o objetivo de formar o cidadão como ser político e produtivo. Implica, portanto
o alargamento do conceito de trabalho e a compreensão de que “trabalho e
educação exprimem elementos diferenciados, mas recorrentes de produção, de
acumulação do conhecimento teórico-prático, necessários ao indivíduo no seu
relacionamento com a natureza, conforme seus interesses e necessidades,
indispensáveis à formação de sua cidadania plena”.
O ajuste
macroeconômico a que o Brasil vem se submetendo nas últimas décadas, tem feito
com que as criações de empregos nos setores tradicionais da economia sejam
sempre menores que o número de pessoas que anualmente ingressam no mercado de
trabalho.
É importante
destacar, ainda, que os trabalhadores inseridos no mercado formal de trabalho
no Brasil é uma pequena parcela. A maior parte da população está atuando na
informalidade, principalmente nas atividades de comércio ambulante e serviços
gerais, não sendo considerados nas estatísticas nem usufruindo os benefícios
sociais do emprego formal, sendo assim a limitação do mercado de trabalho, a
questão da educação e qualidade da mão-de-obra é um fator de exclusão.
Em face desta
constatação os Projetos do Instituto INASF construiu e equipou
a infra-estrutura necessária a implantação de Cursos Básicos com o objetivo de
expandir a capacitação profissional para jovens e adultos com tecnologia
simples e de grande impacto social - implantação de salas de aulas voltadas
para a formação profissional desse público beneficiário inseridos nos diversos centros urbanos que
polarizam as atividades socioeconômicas das regiões brasileiras.
DESCRIÇÃO DO PROJETO
Como
ideal de uma educação pública e democrática, a proposta do PRIIS – PROJETO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL EDUCAR PARA CRESCER,
presente na legislação educacional brasileira, compreende o ser humano em suas
múltiplas dimensões e como ser de direitos. Partindo deste entendimento, O INSTITUTO NACIONAL DE REFERENCIA EM
EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE APRENDIZ SEM FRONTEIRAS - INASF incorporou em
seus desafios a promoção da Educação Profissional, e, com ela, a perspectiva de
ampliar tempos, espaços, atores envolvidos no processo e oportunidades
educativos em benefício da melhoria da qualidade da educação dos milhares de jovens
e adultos brasileiros. Desse ideal constitui-se o PRIIS como estratégia da
Instituição para a promoção da educação Profissional no Brasil contemporâneo. A
educação que este projeto quer evidenciar é uma educação que busque superar o
processo da relação entre educação básica e profissional no Brasil. A educação
básica e profissional tem como principal objetivo o desenvolvimento de cursos direcionados
ao mercado de trabalho, tanto para os estudantes quanto para aqueles que buscam
qualificação e atualização profissional. A nova orientação legislativa
educacional estabelece a possibilidade de acesso à educação profissional de uma
forma mais ampla, conforme o seu artigo 39 e parágrafo único:
A educação profissional, integra às
diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao
permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. O aluno matriculado
ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em
geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à educação
profissional.
O PRIIS – PROJETO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO
SOCIAL EDUCAR PARA CRESCER foi instituído pelo Instituto Aprendiz Sem
Fronteiras como uma estratégia do para ampliar as oportunidades de inserção de
jovens e adultos no mercado de trabalho. Trata-se da construção de uma ação Inter
setorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo,
desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para
a valorização da diversidade cultural brasileira. Neste projeto homens e
mulheres entre 15 e 35 anos de idade poderão aprender uma profissão e trabalhar
nas mais diversas áreas do conhecimento observando os princípios da legalidade,
impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência e não
fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero ou religião.
O PRIIS – PROJETO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO
SOCIAL EDUCAR PARA CRESCER é operacionalizado pelo INSTITUTO NACIONAL DE REFERENCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
APRENDIZ SEM FRONTEIRAS - INASF em parceria com as Secretarias de Educação
Municipais e Estaduais (responsáveis pela liberação do espaço físico das
Escolas Municipais e Estaduais), entidades Governamentais e entidades Privadas
(responsáveis pelo apoio financeiro ao Projeto) de todo o Estado do Piauí . A
escola, de fato, é o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e
oficiais na sociedade, mas não devemos tomá-la como única instância educativa. Deste
modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade,
conhecimentos é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da
aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã.
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